Para facilitar a vida do trabalhador e para ter a potência que se espera da injeção de liquidez, a Caixa Econômica Federal, banco responsável pela custódia das contas do FGTS, fará a liberação dos recursos de forma automática.
Para os trabalhadores que têm saldo nas contas do FGTS, a Caixa abrirá uma conta poupança totalmente digital para deixar os recursos disponíveis e prontos para serem utilizados.
Para que o trabalhador saiba se tem saldo nas contas do FGTS primeiro é preciso baixar o aplicativo do FGTS. Nele o cidadão terá acesso a eventuais saldos de todas as contas que foram abertas em seu nome.
O acesso ao aplicativo do FGTS é muito importante porque o trabalhador que quiser abrir mão do saque deverá informar essa opção diretamente pelo app.
Em caso de dificuldade de acesso pelo aplicativo, a consulta do saldo do FGTS poderá ser feita diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal.
Se o saldo for positivo, o trabalhador poderá efetuar o saque diretamente na agência ou fazer a transferência dos recursos por meio do aplicativo Caixa Tem. O aplicativo da Caixa permite que essa transferência seja feita de diversas formas, inclusive usando o Pix.
Veja como realizar a consulta do saldo do seu FGTS para saque e como realizá-lo!
Saque extraordinário do FGTS – COMO CONSULTAR O SALDO:
Montamos abaixo, um guia completo para que você possa realizar a consulta do seu benefício de forma simples e rápida.
A forma mais prática de saber o saldo do seu FGTS é utilizar o aplicativo FGTS, disponível para Android ou iOS. Caso prefira, você pode ir pessoalmente à uma agência da Caixa e fazer essa consulta.
Outra opção que achamos importante salientar, é que é possível também cadastrar seu celular pelo aplicativo ou nas agências da Caixa e receber por SMS as atualizações sobre movimentações na sua conta FGTS.
Veja como é simples fazer a consulta do saldo do seu FGTS pelo aplicativo.
- Abra o app FGTS e clique em “entrar no aplicativo”;
- Você verá a frase: “FGTS deseja usar caixa.gov.br para iniciar a sessão”; cliquem em “continuar”;
- Informe seu CPF, clique em “não sou um robô” e depois em “próximo”;
- Informe sua senha e clique em “entrar”. Se não lembrar, clique em “recuperar senha”;
- O app pode pedir para você confirmar ou atualizar seu endereço.
Feito o que orientamos acima, na tela inicial aparecerão as informações sobre as empresas que você trabalhou. O saldo a empresa atual ou da última que trabalhou é o primeiro que aparece.
- Clique na seta ao lado do valor para ver as movimentações;
Se quiser salvar o extrato você pode gerar um PDF e arquivá-lo no seu celular.
→ NÃO DEIXE DE VER: CONTA E CARTÃO DE CRÉDITO DO BANCO BRADESCO LIBERADOS PARA SOLICITAÇÃO DE FORMA IMEDIATA.