A Petrobras anunciou hoje, em comunicado ao mercado, o encerramento do contrato firmado com a Unigel que visava a retomada das fábricas de fertilizantes em Sergipe e na Bahia, devido ao não cumprimento das condições de eficácia dentro dos prazos estabelecidos.
A empresa petrolífera destacou que o encerramento do acordo de industrialização por encomenda, assinado em dezembro de 2023, aconteceu antes mesmo de entrar em vigor.
“A companhia ressalta que as partes continuam analisando uma solução definitiva, rentável e viável para o fornecimento de fertilizantes ao mercado brasileiro”, afirmou a Petrobras em comunicado.
O contrato de serviço com a Unigel, empresa que arrenda as duas unidades de fertilizantes nitrogenados da estatal, tinha caráter provisório e visava garantir a continuidade das operações nas plantas de Sergipe e Bahia, pertencentes à Petrobras, por oito meses, sem possibilidade de prorrogação.
O encerramento ocorre após o contrato ter sido alvo de análises do Tribunal de Contas da União (TCU), que indicaram possíveis prejuízos para a Petrobras. No entanto, em março, a petroleira divulgou não ter encontrado irregularidades no acordo.
A Petrobras reafirmou que seu planejamento estratégico inclui a reorganização de suas operações no setor de fertilizantes.
A produção de fertilizantes no Brasil é uma preocupação do governo federal, que busca garantir a segurança no abastecimento do país, grande produtor agrícola que ainda depende em grande parte de importações para suprir suas necessidades.