Os preços do minério de ferro permaneceram praticamente inalterados nesta segunda-feira. Embora houvesse ganhos impulsionados por fundamentos sólidos e estímulos econômicos, esses avanços foram contrabalançados pelas preocupações com uma possível supervisão governamental na China. O país é o maior mercado consumidor de minério de ferro e os temores surgiram devido à recente alta dos preços e à diminuição das margens de lucro na indústria do aço.
O minério de ferro mais negociado para o mês de janeiro na Dalian Commodity Exchange (DCE) da China encerrou a sessão praticamente estável, alcançando 925 iuanes por tonelada, o equivalente a 127,00 dólares.
O preço do minério de ferro de referência de dezembro na Bolsa de Cingapura registrou um aumento de 0,33%, alcançando 123,35 dólares por tonelada.
Os preços do principal componente utilizado na produção de aço tiveram uma alta impulsionada pelo anúncio de mais medidas de estímulo por parte do governo chinês, com o objetivo de sustentar sua economia.
De acordo com uma entrevista com o novo ministro das finanças, Lan Foan, a China planeja aumentar a emissão e a utilização de títulos do governo. A notícia foi divulgada no domingo pela agência de notícias estatal Xinhua.
Essa notícia surge após a autorização, no final de outubro, de uma emissão de títulos governamentais no montante de 1 trilhão de iuanes, juntamente com a aprovação de um projeto de lei que permite aos governos locais anteciparem uma porção de suas cotas de títulos até 2024.
“De acordo com dados oficiais, Pequim lançou 3,46 trilhões de iuanes em títulos especiais nos primeiros nove meses de 2023, representando 91% do total anual.”
De acordo com analistas do banco ANZ, a expectativa de que as políticas monetárias mais restritivas estejam chegando ao fim tem contribuído para impulsionar o sentimento em relação aos metais industriais.
Em geral, as autoridades chinesas aumentam a vigilância sobre o mercado de minério de ferro quando os preços começam a subir de forma persistente. Essa ação mais recente ocorreu em setembro.
Os preços do minério de ferro geralmente são afetados negativamente quando o planejador estatal anuncia o fortalecimento da supervisão dos mercados futuro e spot.