A Alemanha enfrentou uma diminuição inesperada na produção industrial em junho. Segundo o Destatis, o departamento federal de estatísticas do país, a produção caiu 1,5% em relação ao mês anterior. Os analistas esperavam uma redução menos acentuada, prevendo uma queda de apenas 0,5%.
Desempenho no Trimestre
O segundo trimestre do ano também registrou um declínio na produção industrial. Nos três meses terminados em junho, houve uma queda de 1,3% em comparação com o trimestre anterior.
Comparação Anual
Em relação a junho de 2022, a produção industrial alemã diminuiu 1,7%. Além disso, o Destatis fez uma pequena revisão no dado final de maio, passando de -0,2% para -0,1%.
Produção por Segmento
Os setores de produção apresentaram desempenho variado. A produção de bens de capital caiu 3,9%, enquanto a produção de bens de consumo e bens intermediários cresceu 1,8% e 0,4%, respectivamente. A produção de energia viu um modesto aumento de 0,6% em junho de 2023.
Indústria Automotiva e Construção Civil em Declínio
Dois setores que contribuíram significativamente para a queda geral foram a indústria automotiva e a construção civil. A indústria automotiva, após um crescimento de 5,8% em maio, sofreu uma queda de 3,5% em junho.
A construção civil também experimentou um declínio, com uma queda de 2,8% na comparação mensal.
Indústria Farmacêutica em Ascensão
Em contraste com o declínio geral, a produção da indústria farmacêutica subiu acentuadamente em 7,9%, recuperando-se de uma queda de 13,3% no mês anterior.
Produção nos Ramos de Energia
Finalmente, a produção nos ramos industriais intensivos em energia teve um aumento de 1,1% em junho em relação a maio. No entanto, quando comparado a junho de 2022, houve uma queda considerável de 12,2%.