No sábado, Elon Musk anunciou que o serviço de internet via satélite da SpaceX, chamado Starlink, fornecerá suporte de comunicação em Gaza para “organizações de ajuda internacionalmente reconhecidas”. Essa iniciativa visa melhorar as conexões de internet na região, permitindo um acesso mais eficiente e confiável à informação e comunicação para essas organizações e a população local. A SpaceX está comprometida em ajudar e contribuir para a melhoria das condições de vida em áreas afetadas por conflitos e desastres humanitários.
Elon Musk afirmou em um post na rede social X (anteriormente conhecida como Twitter) que não está claro quem tem autoridade para as conexões terrestres em Gaza. No entanto, ele destacou que até o momento nenhum terminal solicitou uma ligação naquela área.
No último sábado, a Faixa de Gaza foi atingida por um apagão no sistema de telefonia e internet, deixando a população isolada do mundo e uns dos outros. Com isso, tornou-se praticamente impossível fazer ligações para entes queridos, ambulâncias ou se comunicar com pessoas em outros lugares. Esse apagão ocorreu durante uma intensificação dos ataques aéreos e terrestres de Israel na região.