De acordo com a consultoria StoneX, a produção de milho do Brasil no período de 2023/2024 está projetada para atingir cerca de 128 milhões de toneladas, o que representa uma diminuição de 8% em comparação ao ano anterior. Essa redução nas estimativas é principalmente devido a uma revisão para baixo na previsão da segunda safra de milho.
A produção da chamada “safrinha”, que é responsável pela maior parcela da produção agrícola do país, foi estimada em 98,96 milhões de toneladas, registrando uma queda de 8,7% em relação à colheita anterior.
De acordo com o relatório publicado hoje, a consultoria reitera sua perspectiva otimista para a produção de soja em 2023/24, estimando que ela possa atingir 165 milhões de toneladas, representando um aumento de 0,6% em relação ao número divulgado em outubro.
No entanto, a StoneX ressalta a importância de monitorar as condições climáticas, a fim de assegurar o plantio da área nacional recorde de 45,6 milhões de hectares.
Atualmente, o Brasil está lidando com condições climáticas desfavoráveis, incluindo chuvas irregulares no Centro-Oeste e precipitações excessivas no Sul do país.