O mercado de ações dos Estados Unidos está enfrentando dificuldades para se definir nesta quinta-feira devido à incerteza em relação ao início da flexibilização das condições financeiras pelo Federal Reserve. Essa incerteza está deixando os investidores nervosos, enquanto aguardam por novas indicações das autoridades do banco central.
Os rendimentos dos Treasuries, que haviam atingido níveis máximos de vários anos, caíram devido a dados de emprego mais fracos do que o esperado e à postura mais suave do Fed em sua última reunião. Essa queda nos rendimentos ajudou as ações a se recuperarem das mínimas registradas em outubro.
Entretanto, o rali foi enfraquecido quando diversos membros do Federal Reserve (Fed) refutaram as expectativas do mercado de que o banco central iniciará em breve um ciclo de redução das taxas de juros.
Na quarta-feira, o S&P 500 e o Nasdaq, importantes índices de referência, registraram pequenos ganhos, mas conseguiram ampliar sua sequência recente de vitórias.
“A maioria dos operadores está prevendo que o Federal Reserve (Fed) não fará alterações na taxa de juros ao longo deste ano. No entanto, as chances de um possível corte de pelo menos 25 pontos-base em maio estão atingindo quase 45%, segundo a ferramenta FedWatch do CME Group.”
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), irá falar em uma conferência organizada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) às 16h (horário de Brasília). Durante uma outra conferência na quarta-feira, Powell optou por não discutir sobre a política monetária.
Ao meio-dia e dezoito minutos (horário de Brasília), o índice Dow Jones estava em queda de 0,24%, chegando a 34.029,11 pontos. Enquanto isso, o índice S&P 500 registrava um leve ganho de 0,04%, alcançando 4.384,38 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite apresentava um avanço de 0,12%, ficando em 13.666,22 pontos.