Hoje, a WEG, empresa especializada na fabricação de motores elétricos e tintas industriais, divulgou um aumento de 13,3% no lucro líquido do terceiro trimestre em comparação ao mesmo período do ano passado. O lucro líquido alcançou a marca de 1,31 bilhões de reais.
No último trimestre de 2022, a empresa registrou um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 1,74 bilhão de reais, um aumento de quase 11% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
De acordo com análises, os especialistas esperavam que a WEG apresentasse um lucro líquido de 1,32 bilhão de reais e um Ebitda de 1,76 bilhão de reais no período.
A empresa registrou uma receita líquida de 8,07 bilhões de reais, o que representa um crescimento de aproximadamente 2%. De acordo com a LSEG, os analistas estimavam um faturamento líquido de 8,43 bilhões de reais para a empresa.
No relatório financeiro, a WEG declarou que o crescimento mais baixo do seu faturamento foi principalmente observado no Brasil, como resultado da diminuição na demanda por certos negócios de curta duração, especialmente no setor de geração solar distribuída. Além disso, a empresa mencionou que a valorização do real em relação ao dólar afetou negativamente a conversão das receitas provenientes do mercado externo.
Apesar disso, a empresa declarou que as receitas provenientes da venda de equipamentos de ciclo longo, que são aqueles utilizados em grandes projetos como obras de infraestrutura, “continuaram a ter um desempenho satisfatório”. A WEG ressaltou que a área de geração, transmissão e distribuição de energia se destacou, impulsionada em parte por projetos de energia eólica.
No terceiro trimestre, a WEG registrou uma diminuição de 0,6% nos custos de seus produtos em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, sua margem bruta aumentou 1,8 ponto percentual, atingindo 32,4%.
De acordo com a empresa, o seu desempenho foi impulsionado por uma “estabilização” nos preços das matérias-primas, especialmente o cobre e o aço, durante esse período.
No final de setembro, a WEG registrou um saldo de caixa de 5,14 bilhões de reais, um aumento em relação aos 4,45 bilhões de um ano atrás.
No final de setembro, a empresa divulgou que fez a maior compra de sua história ao adquirir a empresa norte-americana Regal Rexnord por um valor de 400 milhões de dólares. Apesar de ainda não terem sido registrados nos resultados financeiros, essa transação tem como objetivo expandir os negócios da empresa brasileira nos Estados Unidos, China e Índia.