A Didi Global, principal empresa de transporte por aplicativo na China, anunciou nesta segunda-feira que registrou seu primeiro lucro trimestral desde 2021. Esse resultado foi impulsionado pela recuperação da demanda interna por serviços de mobilidade.
A Didi Global, que é detentora do aplicativo brasileiro 99, registrou um lucro líquido de 107 milhões de iuanes (equivalente a 14,66 milhões de dólares) no terceiro trimestre deste ano. No mesmo período do ano passado, a empresa havia registrado um prejuízo de 2 bilhões de iuanes. A receita da empresa também apresentou aumento, com um crescimento de 25% em relação ao trimestre anterior, totalizando 51,4 bilhões de iuanes.
Hoje, a empresa divulgou seus planos de recompra de até 1 bilhão de dólares em ações ao longo dos próximos dois anos. Além disso, também anunciaram que irão aumentar os investimentos em marketing, como forma de impulsionar o crescimento dos negócios.
No ano de 2021, a Didi se tornou alvo do regulador da internet chinês devido à sua tentativa de realizar uma oferta pública inicial de ações nos Estados Unidos sem obter a devida aprovação. Essa ação resultou em uma investigação sobre a empresa, o que levou à proibição de novos cadastros de usuários e ao banimento de dezenas de seus aplicativos nas principais lojas virtuais.
No ano passado, a empresa decidiu encerrar sua listagem na Bolsa de Valores de Nova York.
A empresa Didi recebeu uma multa de 1,2 bilhão de dólares em julho de 2022 devido a violações de segurança de dados. No entanto, desde janeiro, a empresa começou a se recuperar desses desafios regulatórios, após receber autorização para restaurar seus aplicativos.
A empresa também adotou medidas para simplificar suas operações comerciais e focar em seus principais serviços de transporte através de aplicativos. Em agosto, foi anunciado que a empresa venderia sua divisão de veículos elétricos para a montadora chinesa Xpeng, por um valor que pode chegar a 744 milhões de dólares.
Esperamos seguir expandindo nossos principais negócios e, simultaneamente, aprimorar nossas capacidades de produtos e serviços”, afirmou o CEO da Didi, Wei Cheng, em um comunicado.