A Continental, empresa alemã de autopeças, anunciou nesta segunda-feira que irá demitir diversos funcionários em sua divisão automotiva ao redor do mundo. Essa medida faz parte de um plano de economia que visa economizar 400 milhões de euros por ano a partir de 2025.
A empresa não divulgou o número exato de demissões imediatamente, mas estima-se que seja em torno de milhares.
A notícia foi divulgada em meio a relatos de que a Continental está planejando uma reestruturação e a venda de ativos. O presidente-executivo, Nikolai Setzer, mencionou em setembro a possibilidade de uma mudança no controle da divisão ContiTech.
O grupo se dedica principalmente à produção de pneus, à divisão automotiva, que inclui a fabricação de software e dispositivos de segurança, bem como tecnologia de direção autônoma. Além disso, possuem uma terceira divisão chamada ContiTech, responsável pela produção de tecnologias digitais para automóveis e outros setores.
De acordo com o artigo do Manager Magazin, uma renomada revista de negócios da Alemanha, foram divulgados planos de cortes na divisão automotiva da empresa. Estima-se que esses cortes possam chegar a aproximadamente 5.500 funcionários, sendo que mais de 1.100 deles estarão nas 30 unidades da empresa localizadas na Alemanha. A publicação ressalta a magnitude dessas demissões e destaca o impacto que elas podem ter tanto para os trabalhadores afetados quanto para a indústria automotiva como um todo.
No final de 2022, o grupo empregava aproximadamente 200 mil colaboradores em 57 países e mercados ao redor do mundo.
Na segunda-feira, a Continental divulgou uma declaração em resposta a relatos da Manager Magazin, mas não confirmou o número exato de cortes mencionado. No entanto, a empresa mencionou que os cortes planejados se concentrarão na simplificação e racionalização de sua estrutura comercial e administrativa. Eles pretendem implementar uma série de medidas, incluindo vendas, pesquisa e desenvolvimento e produção, para atingir esse objetivo.
A divisão de negócios será reestruturada, reduzindo o número de áreas de atuação de seis para cinco. Como parte dessa mudança, o segmento Smart Mobility deixará de existir como uma área separada e suas responsabilidades serão realocadas para outras áreas.
A empresa divulgou na semana passada que o setor automotivo registrou novamente lucro no terceiro trimestre e antecipou um próximo trimestre promissor. Contudo, também destacou que a demanda por veículos de passeio terá um crescimento mais lento no próximo ano.