De acordo com informações de cinco fontes familiarizadas com o assunto, é esperado que o Citigroup anuncie nesta segunda-feira uma série de cortes e mudanças nos cargos de liderança como parte de sua maior reestruturação em décadas.

De acordo com informações de uma fonte não autorizada a falar publicamente, milhares de pessoas serão afetadas pelas demissões que estão por vir. Além disso, os executivos planejam anunciar mudanças no alto escalão por meio de email.
Uma fonte confiável, que não pode se manifestar publicamente, informou que a preparação para o anúncio que será feito na segunda-feira foi comunicada em reuniões internas. De acordo com essa fonte, alguns funcionários terão a oportunidade de se candidatar a outros cargos dentro do banco. A empresa optou por não comentar o assunto.
No último mês, o Citi revelou seus planos de reduzir de 13 para oito os níveis de gerência como parte de uma importante reestruturação que não acontecia há décadas. Nos dois mais altos níveis de liderança, a empresa eliminou 15% dos cargos funcionais e fechou 60 comitês, de acordo com a apresentação dos resultados do terceiro trimestre.
De acordo com uma reportagem da Reuters publicada em setembro, funcionários que atuam nas áreas de compliance e riscos, assim como aqueles que trabalham no setor de tecnologia em funções que envolvem a sobreposição de pessoas, podem estar sujeitos a inclusão em uma lista.
Como parte de sua estratégia de reestruturação, o banco anunciou que Nacho Gutiérrez-Orrantia, um de seus executivos de destaque na Europa, será nomeado como o novo diretor da área bancária na região. Segundo fontes próximas da situação, Gutiérrez-Orrantia irá liderar as operações do Citi na Europa, assumindo também novas responsabilidades.